quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Caponata para um dia quente.

Em uma bela tarde de terça feita nada mais gostoso do que uma coponata geladinha com um pão italiano. Feita bem rapidinho e super gostosa.




CAPONATA

Ingredientes
4 berinjelas médias 2 cebolas cortada em rodelas finas5 tomates maduros1 pimentão amarelo1Pimentao vermelhor1 colher (sopa) de açúcar½ xícara de azeite de oliva¼ de xícara de vinagre de vinho tinto2 colheres de açucarmanjericão frescopimenta calabresasal a gosto1 pão italiano cortado em fatias de 1 dedo e fritos em azeite
Modo de preparo
Lave as berinjelas, corte em rodelas, polvilhe com sal e deixe escorrer (aproximadamente por uma hora) para eliminar a água amarga. Pique finamente a cebola e corte em cubos. Retire a pele e caroços dos tomates e corte em cubos. Lave as berinjelas em água corrente, deixe escorrer e seque. Aqueça o azeite em uma frigideira grossa e refogue a berinjela por +/- 10 minutos ou até ficarem bem macias. Na mesma panela junte o resto dos ingredientes e refogue por +/- 6 minutos.Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo brando por 8 minutos. Guarneça com manjericão. Pode ser servida quente ou fria.
Obs* não me lembro de onde é esta receita, tinha ela em meu caderninho de receitas a um certo tempo.

Ficou uma delicia e super simples, pra esse calor nada melhor acompanhado com um suco de laranja.

7 comentários:

ameixa seca disse...

Olá! Gosto muito de beringela mas aqui não estamos na época dela e tenho tido dissabores com ela... muito bonitinha por fora e por dentro está podre. Vou ter que esperar para comer :)

LARINHA! disse...

Carla,vim conhecer seu blog...Há tempos to pra vir!Vc me deixou um recadinho uma vez!
Adorei a receitinha da caponata!Tenho berinjela,vou fazer!!!
beijocas

Camila Gambetta disse...

aii que fome que deu! at´hoje não provei nd seu dsd qndo tu entrou na facul...tá me devendo hein!

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Amei a dica...vou atrás da berinjela mesmo! bjos!

Edilia disse...

Eu como adoro comer berinjela já anotei a receita, vou experimentar.
Edilia

Manu disse...

Esse truqe de salgar as beringelas e deixar escorrer é ótimo!!!
AMO caponata, que receitinha boa!
Bjossss

Tati disse...

Amei seu blog!
Parabéns!
Bjs!

Quando conseguimos admitir que nosso próximo merece um elogio, estamos abrindo em nosso coração uma estrada de mão dupla - e, em breve, receberemos um elogio de volta.
Quando puder visite o meu,
Bjs!
http://receitasdatatialves.blogspot.com/