quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Caponata para um dia quente.

Em uma bela tarde de terça feita nada mais gostoso do que uma coponata geladinha com um pão italiano. Feita bem rapidinho e super gostosa.




CAPONATA

Ingredientes
4 berinjelas médias 2 cebolas cortada em rodelas finas5 tomates maduros1 pimentão amarelo1Pimentao vermelhor1 colher (sopa) de açúcar½ xícara de azeite de oliva¼ de xícara de vinagre de vinho tinto2 colheres de açucarmanjericão frescopimenta calabresasal a gosto1 pão italiano cortado em fatias de 1 dedo e fritos em azeite
Modo de preparo
Lave as berinjelas, corte em rodelas, polvilhe com sal e deixe escorrer (aproximadamente por uma hora) para eliminar a água amarga. Pique finamente a cebola e corte em cubos. Retire a pele e caroços dos tomates e corte em cubos. Lave as berinjelas em água corrente, deixe escorrer e seque. Aqueça o azeite em uma frigideira grossa e refogue a berinjela por +/- 10 minutos ou até ficarem bem macias. Na mesma panela junte o resto dos ingredientes e refogue por +/- 6 minutos.Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo brando por 8 minutos. Guarneça com manjericão. Pode ser servida quente ou fria.
Obs* não me lembro de onde é esta receita, tinha ela em meu caderninho de receitas a um certo tempo.

Ficou uma delicia e super simples, pra esse calor nada melhor acompanhado com um suco de laranja.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Almoço de domingo.


Domingo pra mim tem cara de massa e família reunida, então neste domingo acordei cedo o coloquei a mão na massa, literalmente, e ai rolou um delicioso – e simples – fagotini de dois queijos com molho de tomate e Champignon. E de sobremesa a cheesecake que quase não deu certo, definitivamente fazer comida sem muito animo é certo de que algo vai sair errado, mas no final tudo deu certo e ela estava uma delicia.



FAGOTINI.
Massa básica:

Ingredientes:
300 g de farinha semolina3 ovos médios
Preparo:
Peneire a massa numa bancada, faça uma cova no centro e junte os ovos (se for colorida a massa,adicione esfipafre cenoura ou beterraba em pó, bata os ovos com a cor desejada). Sove até ficar lisa e homogênea. Passe no cilindro, corte em um cortador de 5 cm x 5 cm. Cubra com um pano úmido até a utilização, para não ressecar a massa.


Recheio:
Faça uma pasta com os queijos de sua preferência ( no meu caso gorgonzola e branco) processando no mix ou liquidificador. Faça bolinhas com o recheio e coloque no centro de cada quadradinho de massa. Feche, unindo as quatro pontas passe um pouco de água dentro das pontas para não soltar. Cuidado para não ficar nenhuma abertura, para não entrar água no recheio durante o cozimento.
Cozinhe em água fervente com pouco sal, por 5 a 6 minutos.




Molho:
Ingredientes:
1 cebola média
4 colheres Azeite
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Manjericão a gosto
600 gramas de tomate sem pele e sem semente (ou 2 latas de tomate italiano)
1 lata de champignons

Preparo:
Refogue a cebola no azeite adicione os champignons (cortados em tiras) acrescente os tomates deixe apurar, tempere com noz moscada e sal a gosto por ultimo adicione o manjericão inteiro.








e pra acompanhar nada melhor do que uma salada de alface roxa, tirada da propria horta horas antes.




CHEESECAKE

Massa sucrée
Ingredientes.
250g. de farinha de trigo
125g de manteiga
125g de açúcar impalpável
60g. de ovos (+/- um ovo médio)
1g. sal
Essência de baunilha
Preparo:
Fazer uma “farofa” com a farinha e a manteiga (que tem de estar gelada), adicionar o açúcar (tem que ser impalpável se não a massa fica mole e “derrete”no formo) o sal os ovos e por ultimo a essência misturar ate que fique lisa.
Enformar em uma forma de fundo removível e cobrir com papel manteiga e peso( feijões), depois levar ao forno pré aquecido (180ºc) por +/- 10 minutos ou ate q ela fique pré assada.

Recheio
400g de cream cheese
100g de açúcar
20g de farinha de trigo
120g de ovos (+/- 2 unidades media)
20g de gema (+/- a de um ovo)
300g de leite
Essência de baunilha

Preparo:
Misturar o cream cheese com os ovos depois acrescentar o açúcar e por ultimo o leite e a essência. Mexer com um batedor de ovos ate q fique homogêneo.
Colocar na forma com a massa já pré assada e levar ao forno pré- aquecido a 140ºc por +/- 25 minutos ou ate que não esteja mais liquida.



Cobertura (Coulis)
Ingredientes:
250g da fruta da sua preferência (no meu caso amoras)
100g de calda ( 60g de agua e 135g de açúcar)

Preparo:
Levar os ingredientes da calda ao fogo ate ferver, acrescentar a amora ate virar uma geléia grossa.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Um dia na cidade...

Nada mais animador do que um passeio pela liberdade, com direito a passadinha pelo mercadão antes de voltar pra casa.e claro um passeio desses me faz ver o quanto sou consumista, principalmente quando se trata de comida ou coisas de comer, e este passeio me rendeu um jantar solitário porem encantador.

Sushi!!!




Meu primeiro sushi que estava ótimo e até que bonitinho apesar de ser o primeiro, convenhamos não é lá muito difícil de fazer...






· Ingredientes:• kani-kama
· • 1 colher (sopa) de açúcar
· • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
· • 1 colher (chá) de sal
· • 1¼ xícara (chá) de água fria
· • 1 xícara (chá) de arroz para sushi (grão curto)
· •¼ xícara (chá) de saquê
· • pepino-japonês

Prepare o arroz normalmente.
Enquanto aguarda, coloque em uma panela o vinagre o saquê e o açúcar.
Leve ao fogo baixo para que o açúcar dissolva. Reserve.
Despeje o arroz cozido em uma assadeira e regue com a mistura de vinagre, misturando delicadamente com uma espátula e esfriando rapidamente o arroz preferencialmente com um leque ou abano.
Para o sushi de pepinos corte um pepino japonês em quatro partes no sentido do comprimento, elimine as sementes. Coloque uma folha de alga (Nori) sobre a esteira de bambu apropriada para sushis.
Molhe as mãos e peque uma bola de arroz, espalhe sobre a alga deixando uma borda de 2 cm. Coloque uma tira de pepinos no centro e enrole, umedecendo a borda da alga para aderir e formar o rolinho. Retire da esteira e com uma faca afiada e molhada corte o rolinho ao meio, depois corte cada metade em 3 partes.
Sirva com gengibre em conserva e pasta de raiz forte (wasabi).
Proceda da mesma forma para o sushi de kani.

E também fiz bolo de limão siciliano com mirtilos (que não resisti a comprar no mercadão e que eu definitivamente achei meio sem graça)





Ingredientes:
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
½ xícara de farinha de amendoim
190 gramas de manteiga
¼ de fava de baunilha (ou 1 colher de sopa de essência de baunilha)
Suco de 1 limão siciliano
3 ovos
Quanto baste de mirtilo

Misturar todos os ingredientes (exceto o fermento e o mirtilo) e bater na batedeira ate ficar homogenio, com uma espátula misturar o fermento e dispor a massa em uma assadeira redonda com furo (já untada e enfarinhada), por ultimo acrescentar os mirtilos (aproximadamente 1 xícara), levar ao forno pre aquecido a 180º por mais ou menos 40 minutos ou até que esteja douradinho. Deixar esfriar por +/- 10 minutos e desenformar.
Acompanhado de sorvete de creme com farelos de paçoca e calda de doce de leite fica muito bom.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Almoço de domingo.

Domingo depois de todas as festas a única coisa q me sobra é preguiça, parece q trabalhei a semana toda, quando na verdade eu nada fiz.
Para um almoço simples gostoso e o melhor RAPIDO, nada melhor do que uma lasanha quentinha e transbordando de queijo (que por sinal não tirei fotos já q foi devorada antes q eu o pudesse fazer), e de sobremesa uma saladinha de frutas do pomar com sorvete de creme e cobertura de kiwi feita em casa.

Para a cobertura (serve para colocar sobre a cheesecake)
250gramas de kiwi.
135gramas de açúcar.
65gramas de água.
Colocar a água e o açúcar numa panela e levar ao fogo, ate que o açúcar una-se a água em seguida adicionar o kiwi picado ate que ele dissolva, espere esfriar e esta pronto =) simples e gostoso.
Pose ser usado para varias outras coisas.





------------------------------------------------------------------------------------------------




E pra um domingo chuvoso quando o q resta é a preguiça, nada mais gostoso do que ler um livro.
Recomendo o: Especialidades francesas (que já ganhei a algum tempo e apesar de devorá-lo ainda não consegui terminar)
Resenha rápida: A França foi e continua a ser o baluarte da cultura do bem comer. Nenhum outro país do mundo possui uma riqueza tão grande em especialidades, nem uma rede comparável de restaurantes de categoria elevada na qual milhares de cozinheiros conservam a tradição desta grande arte culinária e inventam novos prazeres com tão notável criatividade. Aqui você encontra tudo isso representado e maravilhosas fotografias, receitas variadas e textos informativos sobre a cozinha e a gastronomia francesas. Livro em Português de Portugal
R$ 199,00 vale – cada centavo –. (já vi em promoção no submarino por 159,00.)


sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Café da tarde.



E para a primeira experiência culinária do ano, com a preguiça acumulada depois das festas, nada melhor que algo simples e gostoso para acompanhar um cafezinho nessa tarde chuvosa de São Paulo. O bolo Mazzô (receita que veio do blog do Marcelo Katsuki), segundo o blog fica feia porem gostoso mas eu particularmente não achei tão feio – tirando pelo fato de murchar após um tempo –.
Super simples e rápido gostei.

Ingredientes
1 copo de polvilho doce
3 ovos
½ xícara (café) de água
Sal à gosto
½ copo de óleo (para dar um aroma usei óleo aromatizado de manjericão)
200 g de queijo ralado
Modo de preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes.
Coloque para assar em forma de bolo com buraco no meio por 25 minutos.